música, Uncategorized

Jaloo e o vaporwave tupiniquim

large

Faz tempo que penso em escrever este post. Faz quase um ano que escutei a primeira música desse singular cantor, ainda em seu primeiro EP, sem nem álbum físico. Decido escrever agora por ocasião do lançamento do primeiro CD de Jaime Melo, ou simplesmente Jaloo, como prefere ser chamado e como de fato corresponde mais a seu ‘eu artístico’.

Definir Jaloo é algo bastante difícil. De pronto se pode dizer que é um cantor paraense (como ele mesmo diz, de Castanhal para o mundo) do circuito alternativo que cambaleia entre o tecnobrega, o eletrônico e ainda o pop, mas tudo de uma forma única, difícil de comparar e fácil de agradar.

Certa vez li em um comentário de um dos vídeos de Jaloo que o cantor é do estilo ‘vaporwave tupiniquim’, achei justo. Não é difícil imaginar o paraense tocando em uma casa de shows em uma longínqua Holanda, mas ele faz o tipo de artista que gosta de preservar o jeito ‘tupiniquim’, o que lhe deixa ainda mais original.

large1

Jaloo é bastante visual, gosta das cores intensas e de uma pegada mais psicodélica, mas também explora seus inegáveis traços indígenas. É um brasileiro que tem boa parte de suas músicas em inglês, mas não perde nem um pouco sua identidade ao não tentar esconder seu doce sotaque paraense.

Mas falando da música em si, e sobretudo do novo álbum, Jaloo #1, o primeiro a sair em CD físico, o artista também corresponde às expectativas. Jaloo #1 além do incrível trabalho quanto a remixagem e produção do som feita pelo próprio cantor, também conta com letras interessantíssimas.

Sem dúvidas a que eu mais gosto é ‘A cidade’ em que Jaloo através de uma densa mistura de ritmos fala justamente sobre o urbano, sua vontade de ‘fugere urbem’ com reflexões divertidas e contundentes sobre nossa sociedade com versos como “Hoje o vira virou,A moda é ser repulsa.Eu te amo online,E te ignoro na rua.”

large3

O disco também conta com o single ‘Insight’, que deu nome ao seu último EP e foi também a música de seu penúltimo vídeo clipe, Ah!Dor! de seu último vídeo, regravação de Odoiá ou In Your Eyes (por acaso a primeira música que eu ouvi do cantor), a versão de ‘Chuva’ da conterrânea de Jaloo, Gaby Amarantos e outras 7 músicas gravadas pela SkolMusic.

Por enquanto para escutar o álbum ‘Jaloo #1’ só comprando-o no Itunes, escutando no Youtube pelo canal do SkolMusic e ainda pelo Spotfy. Mas os outros EPs do Jaloo podem ser baixados de graça pelo https://jaloo.bandcamp.com/ . Vale realmente a pena conferir.

Ósculos e Amplexos,

Marvin

 

Padrão

Deixe um comentário